15/04/2024 | Boletim Sindaspi-SC

GOVERNO REPETE ANOS ANTERIORES E PROTELA NEGOCIAÇÃO COM OS SINDICATOS

Ao exemplo do que ocorreu em anos anteriores e como prática muito utilizada também por governos anteriores a tentativa de antecipar as negociações salariais de 2024 foi frustrada após mais uma semana de espera da reunião que deveria abrir a negociação coletiva.

Promessa por parte da Secretaria de Agricultura e Pecuária de que a primeira rodada aconteceria entre 10 e 12 de abril, agora a expectativa gira em torno de haver algum retorno positivo para que nesta semana a dinâmica mude, já que a data base de 1 de maio está próxima.

Para o SINDASPI, a proximidade com a data base preocupa a categoria que ao final do ano passado realizou 19 assembleias regionais com intuito de sistematizar a pauta de reivindicações para o acordo coletivo de 2024. No entendimento da direção do sindicato o esforço de construir as negociações com tempo está sendo prejudicada pela atitude do governo, o que pode acarretar uma discussão apressada e tensionada a exemplo de anos anteriores, o que só prejudica os trabalhadores e trabalhadoras.

Em 2023 a categoria se mobilizou para exigir respeito a data base e o acordo foi fechado sem avanços significativos para as principais reivindicações dos servidores. Uma comissão Paritária foi criada para encaminhar a inclusão de cláusulas não contempladas no acordo, comissão esta que concluiu um calendário de reuniões somente no início deste mês. O relatório final dos trabalhos já aponta uma redação para o ACT 2024 para esses temas discutidos, que poderia obter avanços não fosse o novo atraso do governo em responder positivamente com o início das negociações.