Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


02/04/2024 | Boletim Sindaspi-SC

SINDICATOS ENTREGAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS DA AGRICULTURA.

O SINDASPI realizou hoje, em conjunto com o SINTRACASC, a pauta de reivindicações da campanha de negociação coletiva de 2024. Os Coordenadores Ezequiel Linhares, Daniel Nunes do SINDASPI e o Presidente George Willian Wulf do SINTRACASC foram recebidos pelo Chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado.

SINDICATOS ENTREGAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS DA AGRICULTURA. - SINDASPI-SC

Segundo o Sr. João Carlos Ecker, Chefe de Gabinete da SAR, foi formada a equipe da secretaria que vai operacionalizar as negociações em nome do governo, que deve se reunir entre os dias 8 e 9 de abril.

Na recepção aos sindicalistas, Ecker diz esperar que o acordo seja firmado em poucas reuniões e que a primeira rodada de negociações aconteça entre os dias 10 e 12 de abril, oportunidade que pretende contar com a participação das presidências da EPAGRI, CIDASC e CEASA o quê, segundo seu entendimento, facilita e otimiza no momento das tomadas de decisões.

Ecker diz querer contar também com a participação do Secretário de Administração e do Grupo Gestor de Governo e destaca que as propostas chegaram com boa antecedência, o que ajudará no seu entendimento por parte do governo e o devido o tempo hábil para respeitar a data base de 1º de maio de 2024.

SINDICATOS ENTREGAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS DA AGRICULTURA. - SINDASPI-SC

O SINDASPI fez a entrega do documento contendo as reivindicações aprovadas nas assembleias realizadas em março. O protocolo foi realizado na SAR e na EPAGRI, CIDASC e CEASA.

CATEGORIA QUER 18% DE REPOSIÇÃO SALARIAL E RECUPERAÇÃO DO VALE ALIMENTAÇÃO

Os integrantes da categoria, associados e não associados ao SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIA, PESQUISA E INFORMAÇÕES DE SANTA CATARINA - SINDASPISC, empregados das empresas EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, se reuniram em ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA  realizada no último dia 15 de março de 2024.

Foi a primeira experiência de uma assembleia híbrida entre presentes no Auditório do Hotel Bebber em Campos Novos e os da sala virtual aberta pelo sindicato para o encontro.

A categoria fez a discussão, deliberação e aprovação das reivindicações referentes às condições de salário e trabalho, a serem apresentadas para as empresas, visando à renovação da norma coletiva.

Na assembleia foram apresentadas as propostas construídas a partir do resultado final das consultas realizadas durante as caravanas do sindicato e assembleias regionais. 

Para melhor condição de deliberação as propostas foram dispostas em enquete e os votos sobre as propostas foram registrados tanto de forma online via enquete e chat assim como presencialmente com votação nominal restando aprovados os seguintes encaminhamentos: 

Na cláusula do reajuste salarial a proposta de lutar por 18% de recomposição sobre os salários que obteve maioria de votos. 

SOBRE AS DEMAIS CLÁUSULAS:

Cláusula de reajuste no vale alimentação

Equiparação ao Vale Alimentação às das empresas Celesc e Casan em 3 anos, até 2026 chegando ao valor de R$1560,00. 

Deliberou-se ainda por excluir  o item 2 do parágrafo único do último ACT e substituir por: “O pagamento do VA deverá ser pago durante todo o período em que o funcionário permanecer afastado de suas funções na empresa por motivo de saúde” e por incluir o pagamento de uma décima terceira parcela de Vale Alimentação. 

Cláusula Auxílio Plano de saúde 

A deliberação foi de propor a ampliação participação das empresas no plano de saúde para 4,6% e reembolso desse mesmo percentual para trabalhadores que não estão no plano. 

Cláusula Jornada de Trabalho

Na cláusula sobre a jornada de trabalho se aprovou manter redação da pauta da negociação 2023 e ainda se aprovou a proposição de flexibilizar o intervalo intra jornada em no mínimo 30 minutos e flexibilização em mais 30 minutos no início e final da jornada.

Foram aprovadas as seguintes propostas por aclamação da assembleia:

Cláusula insalubridade, propor que o adicional deva ser pago sobre a remuneração fixa do trabalhador, utilizando como parâmetro o salário mínimo regional do Estado. Na cláusula auxílio creche babá propor que o  auxílio deva ser pago com base no salário mínimo regional. Propor ainda a revisão no PCS para excluir a extinção dos cargos extintos na alteração unilateral do PCCS; Alterar avaliação de desempenho para criar regras mais claras e objetivas e Incluir cláusula de seguros dos veículos; Propor a aplicação de um fundo para segurar os veículos; Adicionar cláusula de adicional de graduação; Incluir cláusula de auxílio combustível de R$250,00 mensais; No auxílio creche e babá,  regulamentar para 83 meses, como era antigamente; Inserir cláusula regrando o ponto facultativo; entre mais algumas alterações pontuais de redação.

A contribuição assistencial no valor relativo a três dias de trabalho foi aprovada para os que não são sindicalizados e os sindicalizados serão isentos do pagamento.

Concurso Público!

Um assunto muito latente tanto nas assembleias que aconteceram nas regionais no final de 2023, quanto na definição da pauta foi o Concurso Público. Temos na Epagri um concurso em aberto com pessoas aguardando ser chamadas, porém é preciso mais, precisa de mais concurso para repor todas as áreas que estão carentes de mão de obra nas empresas para poder fomentar uma melhor qualidade no serviço público, além do fato de que novas contratações, a médio prazo ajudam a oxigenar inclusive o plano de saúde, equilibrando assim um pouco dos aumentos astronômicos que vem sendo amargado nos últimos anos.

Participe da Negociação Coletiva 2024/2025!

Sindicato é cada um de Nós!