02/04/2024 | Boletim Sindaspi-SC

O SINDASPI realizou hoje, em conjunto com o SINTRACASC, a paute de reivindicações da campanha de nociação coletiva de 2024. Os Coordenadores Ezequiel Linhares, Daniel Nunes do SINDASPI e o Presidente George Willian Wulf do SINTRACASC foram recebidos pelo Chefe de Gabinete da Secretaria da Agrucultura e Pecuária do Estado.

SINDICATOS ENTREGAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DAS EMPRESAS PÚBLICAS DA AGRICULTURA. - SINDASPI-SC

Segundo o Senhor João Carlos Ecker, Chefe de Gabinete da Secretaria, foi formada a equipe da secretaria que vai operacionalizar as negociações em nome do governo, que deve se reunir entre os dias 8 e 9 de abril.

Na recepção aos sindicalistas, Ecker diz esperar que o acordo seja firmado em poucas reuniões e que a primeira rodada de negociações aconteça entre os dias 10 e 12 de abril, oportunidade que pretende contar com a participação das presidências da EPAGRI, CIDASC e CEASA o quê, segundo seu entendimento, facilita e otimiza no momento das tomadas de decisões.

Ecker diz querer contar também com a participação do Secretário de Administração e do Grupo Gestor de Governo e destaca que as propostas chegaram com boa antecedência, o que ajudará no seu entendimento por parte do governo e o devido o tempo hábil para respeitar a data base de 1 de maio de 2024.

O SINDASPI fez a entrega do documento contendo as reivindicações aprovadas nas assembleias realizadas no final de março. O protocolo foi realizado na Secretaria da Agrucultura e Pecuária e na EPAGRI, CIDASC e CEASA.

CATEGORIA QUER 18% DE REPOSIÇÃO SALARIAL E RECUPERAÇÃO DO VALE ALIMENTAÇÃO

Os integrantes da categoria, associados e não associados ao SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIA, PESQUISA E INFORMAÇÕES DE SANTA CATARINA - SINDASPISC, empregados das empresas EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, se reuniram em ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA  realizada no último dia 15 de março de 2024.

Foi a primeira experiência de uma assembleia híbrida entre presentes no Auditório do Hotel Bebber em Campos Novos e os da sala virtual aberta pelo sindicato para o encontro.

A categoria fez a discussão, deliberação e aprovação das reivindicações referentes às condições de salário e trabalho, a serem apresentadas para as empresas, visando à renovação da norma coletiva.

Nos temas a outorga de poderes ao Sindaspi/SC, representado pelos seus Coordenadores Estaduais, para negociar com a empresa e/ou a quem for conferido poderes de negociação e firmar Acordos e/ou Termos Aditivos, para a data-base, com início a partir de 1º de maio de 2024;

Na assembleia foram apresentadas as propostas foram construídas a partir do resultado final das consultas realizadas durante as caravanas do sindicato e assembleias regionais.

Para melhor condição de deliberação as propostas foram dispostas em enquete e os votos sobre as propostas foram registrados tanto de forma online via enquete e chat assim como presencialmente com votação nominal restando aprovados os seguintes encaminhamentos:

Na cláusula do reajuste salarial a proposta de lutar por 18% de recomposição sobre os salários que obteve ampla maioria de votos.

SOBRE AS DEMAIS CLÁUSULAS:

Cláusula de reajuste no vale alimentação

Equiparação ao Vale Alimentação às das empresas Celesc e Casan em 3 anos, até 2026 chegando ao valor de R$1554,00 com 145 votos, restando aprovada a proposta 3.

Deliberou-se ainda por excluir  o item 2 do parágrafo único do último ACT e substituir por: “O pagamento do VA deverá ser pago durante todo o período em que o funcionário permanecer afastado de suas funções na empresa por motivo de saúde” e por incluir o pagamento de uma décima terceira parcela de Vale Alimentação.

Cláusula Auxílio Plano de saúde

A deliberação foi de propor a ampliação co participação das empresas no plano de saúde para 4,6% e reembolso da co participação para trabalhadores que não estão no plano.

Cláusula Jornada de Trabalho

Na cláusula sobre a jornada de trabalho se aprovou manter redação da pauta da negociação 2023 e ainda se aprovou a proposição de flexibilizar o intervalo intra jornada em no mínimo 30 minutos e flexibilização em mais 30 minutos no início e final da jornada.

Foram aprovadas as seguintes propostas por aclamação da assembleia:

Cláusula insalubridade, propor que o adicional deva ser pago sobre a remuneração fixa do trabalhador, utilizando como parâmetro o salário mínimo regional do Estado. Na cláusula auxílio creche babá propor que o  auxílio deva ser pago com base no salário mínimo regional. Propor ainda a revisão no PCS para excluir a extinção dos cargos extintos na alteração unilateral do PCCS; Resgatar cláusula da pauta anterior; Alterar avaliação de desempenho para criar regras mais claras e objetivas e Incluir cláusula de seguros dos veículos; Propor a aplicação de um fundo para segurar os veículos; Incluir cláusula de periculosidade para quem dirige veículos nas empresas; Adicionar cláusula de adicional de graduação; Incluir cláusula de auxílio combustível de R$250,00 mensais; No auxílio creche e babá,  regulamentar para 83 meses, como era antigamente; Inserir cláusula regrando o ponto facultativo.

A contribuição assistencial no valor relativo a três dias de trabalho foi aprovada para os que não são sindicalizados e os sindicalizados serão isentos do pagamento.