Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


14/05/2013 | Agroecologia /Agronegócio

Minicursos e visitas a experiências são destaques em Seminário de Agroecologia

                Os minicursos e as visitas a experiências agroecológicas, previstos para o segundo dia do VI Seminário Estadual de Agroecologia, já tem grande procura por parte do público que participará do evento, que acontece em 23 e 24 de Maio, no Parque da Efacip, em Pinhalzinho.

                Na sexta-feira (24), das 8h 30 às 12h, os participantes do Seminário poderão escolher entre sete oficinas e minicursos, em áreas como sementes crioulas, manejo de água e solo, plantas medicinais e aproveitamento de alimentos. Ao mesmo tempo, ocorrem três visitas orientadas, nas áreas de horticultura e fruticultura, produção de leite a base de pasto e bioconstrução e seis relatos de experiências, como uma específica em associativismo e agroecologia (veja lista completa abaixo).

                "Os debates oferecem uma base teórica importante, mas queremos, com as oficinas e visitas, mostrar experiências práticas e objetivas de como o modelo agroecológico é viável e traz benefícios a quem produz e a quem consome", afirma Adriano Scariot, da Comissão de Organização do VI Seminário de Agroecologia.

Bioconstrução entre visitas

                Uma das experiências que terá visitação programada na sexta-feira (24) é a de "bioconstruções". São obras onde a preocupação ecológica está presente desde a concepção até a ocupação. No projeto, as bioconstruções utilizam materiais que não agridam o ambiente, reciclam e aproveitam resíduos, reduzindo a utilização de matérias primas. Os projetos buscam aproveitar todos os recursos disponíveis, com o menor impacto, e levar isso inclusive para o ambiente interno, na mobília e no aproveitamento da luz que vem do exterior.  "É uma das visitas em que observamos maior curiosidade por parte da população, já que envolve também um estilo de vida próprio", observa Adriano.