26/12/2023 | Artigos

Para a coordenação do SINDASPI, 2023 foi de preparação da categoria para resistir aos ataques e desmonte das empresas da agricultura do estado.

A falta de concurso público é o principal sintoma do desmonte. Sem a reposição de mão de obra nas empresas, os já sobrecarregados trabalhadores se viram ao ao menos em 3 para dar conta das estruturas. A porta aberta para terceirização impacta diretamente no cuidado com os espaços de pesquisa, com as unidades e centros de treinamento.

Neste ano, depois de vários anos, conquistamos o respeito à data base de 1º de maio, houve cláusula de retroatividade que foi resultado da mobilização de uma base de trabalhadoras e trabalhadores, servidores públicos de Santa Catarina, que exigiram respeito.

Se em cada real aplicado nas empresas públicas da agricultura há retorno financeiro de 10 reais ao Estado, então o momento é de falar de valorização. Pois em 2023 nosso vale alimentação foi incapaz de comprar uma cesta básica e nossos salários, depois de muito tempo com perdas, só recuperou a inflação.

Neste ano debatemos estes e outros temas diretamente nas assembleias, e não foram poucas. Em quase uma atividade por semana, os associados e associadas, nas empresas públicas e na base privada, puderam se encontrar e comungar das informações que lhes prepare para aumentar nossa organização. Foi um ano coletivo e de reencontros, após uma pandemia.

Neste final de ano, ao olhar a caminhada, avaliamos como um ano de conquistas em que cada um de nós cumpriu o seu papel fundamental. Que venha 2024 pois os desafios serão do tamanho de nossa capacidade de lutar.

Um feliz 2024!
Sindicato é cada um de nós!