12/12/2023 | Artigos

Uma caravana de esperança e mobilização!

Os membros da coordenação estadual em conjunto com coordenadores regionais construíram a maior consulta já realizada nos últimos anos de uma pauta de reivindicações com vistas à negociação do acordo coletivo de trabalho das empresas públicas da agricultura do estado.

Em cada uma das assembleias, os trabalhadores e trabalhadoras, associados ou não ao sindicato, puderam debater as propostas para a negociação que virá já no início de 2024. Dentre elas o Vale Alimentação, o pior pago entre as empresas públicas do estado, a regulamentação da escala de trabalho dos barreiristas da CIDASC, o plano de saúde, a reclassificação de cargos com os menores salários e a abertura de concurso público para suprir as vacâncias na EPAGRI e na CEASA.

O Trajeto

A caravana iniciou no dia 24 de novembro com a realização da assembleia regional em Itajaí e percorreu os municípios de Lages, São Joaquim, Ituporanga, Rio do Sul, Florianópolis, Araranguá, Tubarão, Urussanga, Criciúma, São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Campos Novos, Videira, Caçador, Canoinhas, Mafra e Joinvile, realizando assembleias que mobilizaram trabalhadores das unidades da CIDASC, EPAGRI e CEASA destas regiões.

Uma jornada de Logan!

O Logan do sindicato e uma carretinha foram usados no deslocamento dos dirigentes e de um estúdio móvel, usado para transmitir os programas do sindicato. Guerreiro, o Logan precisou de uma parada na oficina para revisão durante a viagem e resistiu bem aos mais de 4300 quilômetros percorridos nos últimos 17 dias.

É hora de reagir!.

É nítido no semblante das colegas e dos colegas o esgotamento com a falta de servidores nas unidades, o trabalho recai sobre poucos servidores que precisam às vezes cumprir a tarefa de vários para dar conta do bom andamento das unidades de pesquisa e centros de treinamento.
Essa realidade é parte do diagnóstico sistematizado pela coordenação do sindicato durante as visitas realizadas por ocasião das assembleias, da mesma forma o diagnóstico de envelhecimento da categoria, que não é renovada pela ausência de concursos e pela política de terceirização dos serviços básicos das empresas como o de operário rural.

Uma caravana de esperança e mobilização! - SINDASPI-SC

Novos associados e associadas.

Os encontros também foram a oportunidade para que colegas ainda não sindicalizados pudessem formalizar sua adesão ao SINDASPI, o fortalecimento do sindicato e a organização da categoria dependem diretamente da sindicalização.

Uma categoria organizada, sindicalizada e mobilizada!

A campanha salarial de 2023 foi um ensaio para as negociações para aumento real nos vencimentos que devem acontecer em 2024. Renomeada para Campanha de Negociação Coletiva a jornada que passa a ser percorrida para a conquista das propostas apresentadas nas assembleias deve se intensificar com a sistematização do relatório que foi construído nesta consulta e a apresentação da pauta de reivindicações para a direção das empresas.

Uma caravana de esperança e mobilização! - SINDASPI-SC
Há disposição da categoria de realizar manifestações e buscar pressionar os gestores para que neste ano se alcance ganho real nos salários, pois há muitos anos a categoria vem acumulando perdas sem reposição acima da inflação e muitas vezes pagas por poucos meses no ano, já que não se respeitava a retroatividade, só conquistada nas negociações de 2023.
Várias foram as propostas de mobilização que já começaram a ser executadas com a disseminação das informações da campanha de 2024.

Chuvas e estrada

Durante o trajeto para realização das assembleias regionais a equipe da Caravana Estadual enfrentou muita chuva, na região de Rio do Sul o cenário encontrado foi de destruição. Rodovias, ruas e moradias destruídas e foi a solidariedade e o exemplo dos colegas da unidade local da EPAGRI o destaque deste trecho da jornada. No local os colegas estavam empenhados em ajudar as famílias desabrigadas, alojadas na unidade da empresa.

Uma caravana de esperança e mobilização! - SINDASPI-SC

O espaço é público e deve ser preservado

Durante a realização das assembleias, o sindicato tomou conhecimento de uma orientação da direção da EPAGRI que impede o empréstimo das instalações públicas para os entes da comunidade, que estava sendo utilizada para impedir que o sindicato, corpo orgânico da categoria, use dos espaços para reunir trabalhadores e trabalhadoras. O sindicato alega que os espaços são públicos e devem ser usados, principalmente pelos próprios trabalhadores das empresas que se encontravam em horário de trabalho e com o ponto liberado para a participação nas assembleias.

O que vem pela frente?

O final do mês de dezembro e o mês de janeiro serão de formação e sistematização da pauta de reivindicações que deve compor o conjunto das propostas da campanha de negociação unificada entre os sindicatos que representam os servidores e as servidoras das empresas públicas. Esta unidade garante que possamos somar forças e ampliar as conquistas para todos os representados e representadas. A ideia é antecipar a entrega da pauta de reivindicações para que a data base de 1 de maio seja respeitada e se tenha tempo para que o governo possa viabilizar o atendimento ao que foi democraticamente definido pela categoria.