20/10/2016 | Atividades Sindaspi-SC

28 anos do Sindaspi/SC serão comemorados em Chapecó

Os 28 anos do Sindaspi -  fundado em 29 de outubro de 1988 - serão comemorados de maneira especial na noite de 28 de outubro, em Chapecó,  onde os presentes terão oportunidade de conhecer e debater a história do povo haitiano e presenciar a premiação do Troféu Sindaspi de Fotografia edição 2016. A atividade começa às 18horas, no Pavilhão da Comunidade do Loteamento Colato, na Rua Cunha Porã, 200, no bairro Efapi, e terá a participação de alunos do campus da Universidade Federal Fronteira Sul.

Noite Vermelha

A Noite Vermelha é um evento do Sindaspi/SC que traz conhecimento e debate sobre a luta de um determinado povo. A escolha deste ano pelo Haiti foi motivada pela incansável determinação do povo haitiano em lutar pela vida e liberdade, mesmo após exploração de território e tragédias naturais como o terremoto que acometeu aquele país em 2010 e agora o recente Furacão Matthew, e principalmente, pelo fato de Santa Catarina abrigar hoje uma das maiores comunidades de imigrantes haitianos. Nos dois últimos anos, milhares de haitianos vieram para nosso estado em busca de trabalho e chances de melhores condições de vida para si e suas famílias.

O título Noite Vermelha faz referência à bandeira vermelha que simboliza luta dos trabalhadores, que derramaram seu sangue em muitas batalhas em busca de direitos e dignidade.

O evento é gratuito e tem o apoio da Universidade Fronteira Sul e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne e Derivados de Chapecó.

Troféu Sindaspi de fotografia premia obras com a temática A Vida no Campo

Em seguida, será realizada a premiação do Troféu Sindaspi de Fotografia aos autores das 12 obras  que melhor retrataram A Vida no Campo e irão ilustrar as páginas do calendário 2017, produzido pelo Sindicato e distribuído aos vencedores e afiliados à nossa entidade. Os autores das três melhores fotografias receberão  um tablet, cada um, além de exemplares do calendário.

A entrega do Troféu Sindaspi faz parte da cerimônia de aniversário de nosso sindicato há 14 anos.

Nesta edição 2016, 54 obras foram enviadas por 29 participantes e as doze vencedoras foram selecionadas por um júri formado por três fotógrafos profissionais: Chris Mayer, Filipe Scotti e Osíris Duarte, que avaliou as fotografias levando em conta critérios da simplicidade do registro fotográfico, a criatividade; cenas envolvendo a realidade de Santa Catarina; o olhar do trabalhador (a) e o retrato da intervenção humana, suas causas e consequências.

Venha comemorar conosco nossos 28 anos de lutas e conquistas!

Mais informações podem ser obtidas pelo email: fabio@sindaspisc.org.br