26/01/2024 | Boletim Sindaspi-SC

Ministério do Trabalho e Emprego foi sucateado e quem sofre é o trabalhador

Durante o último governo o Ministério do Trabalho e Emprego foi sucateado e extinto para dar lugar ao projeto de retirada de direitos das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. Um dos ataques foi a própria estrutura do ministério, que foi extinto. Quando recriado, serviu para alocar o Ex deputado Onix Lorenzoni como ministro para projeta-lo como quadro eleitoral na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul. O resultado é que o ministério conta somente com a metade de seu pessoal necessário.

Para avaliar a situação, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, por sua delegacia regional em Santa Catarina, promover uma atividade realizada no auditório da Superintendência Regional do Trabalho em Florianópolis na tarde desta terça feira.
Na oportunidade sindicalistas e movimentos sociais puderam avaliar a situação da categoria dos Auditores e mobilizar entidades para a reestruturação das ações do ministério que passam também pela proteção das normas de segurança, tão atacadas pela gestão de Bolsonaro.

O SINDASPI participou do evento, momento em que se posiciona pela retomada das políticas de fiscalização,precarisadas a partir de 2017.

O Governo anunciou abertura de concurso público para preencher mais de 900 vagas para a função de auditor fiscal do trabalho, as inscrições estão abertas para o concurso unificado promovido pelo governo federal. O SINDASPI, através do seu programa informativo e do JT estimula a inscrição de profissionais para este concurso, uma forma de contribuir na reestruturação do órgão e na retomada das ações de fiscalização, importantes para proteção do trabalho, principalmente no meio rural, um dos locais de mais incidência de precarização do trabalho e uso de mão de obra análoga a escravidão.