31/05/2022 | Campanha salarial da base pública

Após pressão dos Trabalhadores, governo cede e apresenta nova proposta.

Nesta terça-feira (31 de maio), cerca de 700 trabalhadores da Epagri, Cidasc e Ceasa estiveram reunidos em Florianópolis participando de assembleia para deliberar sobre a proposta de reposição de apenas 4,49% apresentada pelo governo na semana passada.

Por unanimidade, os trabalhadores rejeitaram a proposta do governo e reafirmaram que não aceitariam nada abaixo da reposição integral do INPC dos últimos 12 meses (12,47%). A assembleia também aprovou o estado de greve, de forma a manter as categorias mobilizadas até que o governo atenda suas reivindicações.

Na sequência, os trabalhadores se dirigiram para a frente da Secretaria da Agricultura, onde paralisaram o trânsito da SC 404 por quase uma hora, e para a frente da Epagri.

Depois do almoço, a manifestação teve continuidade em frente ao Centro Administrativo, onde os representantes do sindicato foram recebidos pelo consultor executivo de negociação e relações de trabalho da Secretaria da Administração Décio Vargas, representando o GGG. Graças à pressão de centenas de trabalhadores em frente ao Centro Administrativo, o representante do GGG informou que o governo irá alterar a proposta anterior e autorizará a concessão integral do INPC aos trabalhadores da Epagri, Cidasc e Ceasa, devendo esse índice também ser aplicado ao Vale Alimentação. Conforme acordado com os sindicatos, as demais cláusulas deverão ser negociadas diretamente com a Secretaria da Agricultura.

Essas conquistas só foram possíveis graças à forte mobilização, que mostrou ao governo que os trabalhadores estão dispostos a lutar pelos seus direitos.

Apesar dos excelentes resultados, é importante que todos sigam mobilizados até a efetiva assinatura do Acordo Coletivo, para que não sejamos ludibriados pelo governo.

Estejamos atentos e sigamos na luta!

Sindicato é cada um de Nós!