06/01/2021 | Campanha salarial da base pública

Pressão Deu Resultado: Epagri Apresenta Proposta para Plano de Saúde

No dia 29 de Dezembro de 2020, a Coordenação do SindaspiSC, junto com representantes de outros sindicatos foi convidada pela diretoria da Epagri para uma videoconferência que foi realizada no último dia 05 de janeiro de 2021, para discutir sobre o novo plano de saúde da Casacaresc.

O que deixou todos surpresos foi a apresentação de uma proposta de alteração da parte da patrocinadora, que atualmente é de 4% da folha de pagamento dos trabalhadores, por um modelo denominado Subsídio Patronal Diferenciado, que varia conforme a faixa salarial dos trabalhadores.

De acordo com as informações recebidas, serão utilizadas 5 faixas salariais e percentuais variando de 60,85% a 30,85%, dos menores para os maiores salários respectivamente.

Apesar da proposta apresentada, não há um prazo definido para implementação das mudanças devido a adaptações técnicas que se farão necessárias.

A Epagri informou que elaborará vídeo para apresentação e um cronograma de reuniões em todo Estado.

Pressão deu Resultado!

Não é de hoje que o SindaspiSC foi alvo de críticas por parte de outras entidades e mesmo entre seus associados pela postura de postergar a assinatura nos ACTs, na tentativa de aumentar a participação das empresas no custeio do plano de saúde dos trabalhadores.

Sem a menor dúvida a apresentação dessa proposta é resultado da postura combativa do SindaspiSC de se preocupar com o plano de saúde da Casacaresc e com a saúde financeira da entidade que atende seus trabalhadores. Ficou comprovado que a não aprovação da proposta do governo na AGE do dia 11/12/2020 foi um acerto e que influenciou fortemente para que tivéssemos esse retorno da Epagri, salientando que nunca foi nem será interesse do SindaspiSC prejudicar a Casacaresc mas sim, sempre forçar as empresas e a própria entidade a apresentar uma alternativa que minimize o impacto nos menores salários.

Embora haja esse aceno que na visão do SindaspiSC é muito bem vindo, a coordenação está no aguardo de uma posição do GGG quanto ao pleito referente a clausula do Auxílio – Saúde.

Cidasc

Pelo fato de a reunião ter sido específica com a Epagri, ficou claro que o assunto deve ser aprofundado na Cidasc e que a proposta para ser apreciada também nessa empresa, será necessária a cobrança dos trabalhadores para que alcancem esse benefício

Todo o histórico da luta pela melhoria do plano de saúde nos evidenciou que sempre é possível uma solução e que o SindaspiSC foi o único sindicato que levou até o fim das negociações dos ACTs, as propostas pensando em aliar a manutenção da Casacaresc e reduzir o impacto financeiro para os trabalhadores.

SINDICATO É CADA UM DE NÓS!