Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


28/08/2018 | Campanha salarial da base pública

Rodada de Negociação na Ceasa traz boas expectativas à campanha salarial 2018/2019


 
Reunião realizada em fevereiro com trabalhadores definiu pontos da pauta de reivindicações

A nova reunião de negociação realizada entre Sindaspi/SC e diretoria da Ceasa/SC, dia 22 de agosto, abriu novas e boas expectativas para definição da Campanha Salarial 2018/2019. Essa foi a primeira conversa após audiência de conciliação no TRT, em 12 de julho, que determinou novas tratativas entre Sindicato, diretorias das empresas Ceasa, Cidasc e Epagri e/ou representante da Secretaria Estadual de Agricultura e da Pesca (SAR/SC). 

Os coordenadores do Sindaspi/SC, Daniel Nunes das Neves, Gilmar Luiz Espanhol e Robson Marcos Ferreira, obtiveram o comprometimento do diretor presidente da empresa Glauco Zanella sobre a continuidade das cláusulas sociais pré-existentes no ACT e a inserção de cláusulas novas como: a garantia de emprego até 2020; a implantação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) e a adoção de um plano de saúde via Ceasa.  Essas cláusulas, especialmente, trarão isonomia de tratamento aos trabalhadores da Ceasa em comparação aos das outras duas empresas ligadas à SAR/SC). No caso do plano de saúde, a empresa terá reservados 4% da folha de pagamento para manutenção do mesmo. Tanto a proposta do convênio de saúde como do PCCS estavam em negociação ano passado, no entanto o presidente afirmou que agora está em avançado estágio de viabilização. Questões que envolvem a rastreabilidade dos alimentos, agora obrigatória em lei, podem interferir em algumas mudanças de funções na Ceasa, e devem ser de4batyidas com atenção na elaboração do PCCS. 
 
De acordo com os coordenadores, esses são avanços importantes na Campanha, que se arrasta desde o início do ano. Nem mesmo a decisão de assembleia da categoria pelo Estado de Greve e a tentativa de mediação do Poder Legislativo Estadual sensibilizaram os governos de Raimundo Colombo e o atual, Eduardo Pinho Moreira, a mudarem a proposta de reajuste zero% para 1,69 %(INPC) nos salários e demais cláusulas econômicas até o momento. 


Resolver essa questão passa, principalmente, pela decisão do governador sobre a real situação econômica de Santa Catarina, pois quando o assunto é investimentos nos serviços públicos  sua resposta é não há dinheiro, ao mesmo tempo que é noticiado aumento na arrecadação. De acordo com o site da transparência SC, de janeiro até agora (24/08) deste ano, o valor bruto arrecadado em impostos foi de R$15 bilhões com previsão de R$ 25 bilhões neste ano. Mesmo que a Ceasa seja de economia mista, o investimento para alimentação saudável e a garantia da sua distribuição à população deve ser uma preocupação do governo. 

Seguindo acordo firmado na audiência no TRT/SC, governo e empresas devem receber o Sindicato para nova rodada até o início do mês de setembro, quando será marcada uma nova audiência no Poder Judiciário. A coordenação do Sindaspi/SC espera que a sensibilização à pauta dos trabalhadores na agricultura estadual seja ampla e garanta o direitos e a valorização  do trabalho, mesmo que de maneira retroativa nos salários.