16/05/2019 | Geral

PROTESTOS PELA EDUCAÇÃO EM SANTA CATARINA

Dia 15 de Maio ficou marcado com atos em defesa da educação em várias regiões do estado de Santa Catarina. Segunda a organização cerca de 30 mil pessoas participaram do ato em Florianópolis. Estudantes, professores, entidades e a sociedade em geral saíram às ruas para protestar contra o corte de recursos para a educação anunciados pelo Governo Federal na ordem de aproximadamente 25%. É um erro estratégico esse tipo de economia, pois é de conhecimento que cada Real cortado da educação terá que se gastar o dobro com segurança pública. O Sindaspi/SC participou do protesto em várias regiões do estado. Também foram registrados atos nas cidades de Chapecó, Itajaí, Blumenau, São Francisco do Sul, Lages, Joinville e Concórdia. Foi considerado o maior ato de manifestação popular depois do ‘’vem pra Rua!’’.

Segundo o governo federal, a queda na arrecadação obrigou a contenção de recursos. Em abril, o Ministério da Educação divulgou que todas as universidades e institutos federais teriam bloqueio de recursos. Em maio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informou sobre a suspensão da concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

O Sindaspi/Sc repudia qualquer tipo de corte na educação. Todos nós temos direito à educação de qualidade. Convocamos todos os trabalhadores da nossa base para participar de futuras manifestações populares que estão programadas, como a do dia 14 de Junho onde terá a Greve Geral.