14/11/2014 | Geral

Retratos do Contestado - Calendário 2015 do Sindaspi/SC

O calendário do Sindaspi/SC de 2015 já está sendo distribuído. Ele chegará junto com a agenda do Sindaspi para todos os filiados ao sindicato. Saiba um pouco sobre sua produção.

Em 2014, o Troféu Sindaspi de Fotografia inovou acrescentando a modalidade desenho em sua edição. Neste calendário, além das fotografias, poderão ser apreciados desenhos sobre o tema “Retratos do Contestado”. O Troféu propôs despertar o olhar sobre a Guerra do Contestado, que aconteceu entre os anos de 1912 e 1916, e celebra seu centenário, além de instigar a curiosidade e reflexões sobre este importante acontecimento da história em Santa Catarina.

O tema busca resgatar a importância deste conflito histórico na vida dos trabalhadores e nos rumos de uma vasta região do estado. Trata-se de um dos primeiros movimentos “sindicalizados” no país, onde a desestruturação das relações de trabalho propiciou uma mobilização popular por condições melhores.

As obras escolhidas referem-se às questões do Contestado sob diversos ângulos, onde a criatividade dos participantes prova o quanto a história está viva!  Contemple as 12 obras escolhidas e aproveite para refletir sobre este fato marcante em nossa história.

Comissão Julgadora: Historiadora Monique Latrônico de Souza, Jornalista Marcela Cornelli e o Jornalista e chargista Frank Maia.

Projeto Gráfico: André Jaime Lopes (Open Brasil)

Produção Editorial: Jornalista Cristiane Mohr