Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


10/09/2014 | Movimentos Sociais

Campanha pelo plebiscito transforma novamente a rua em espaço de debate político

Presentes em mais de 4 mil municípios, as urnas de votação do plebiscito pela constituinte da reforma política se espalharam por todo o país. Para as mais de 400 entidades e organizações sociais que constroem a campanha, a grande mobilização durante os dias 1º e 7 de setembro foi uma vitória. 

 

Paola Estrada, da Secretaria Operativa do Plebiscito Popular pela Reforma Política, destaca que houve grande participação, principalmente de jovens.

 

“A gente ainda vai ter esses números exatos nos próximos dias, mas calculamos cerca de 45 mil urnas e mais de 100 mil ativistas e voluntários envolvidos no processo. Então, foi uma grande vitória, muito animador. Formou uma militância jovem, muita gente envolvida.”   

 

Paola explica que após a consulta pública, o próximo passo é a entrega dos votos para os três Poderes.

 

“A gente quer entregar tanto para a presidente Dilma Rousseff quanto para o Congresso Nacional e para o poder Judiciário, o STF. Nós estamos organizando ainda esse processo, mas a ideia é que a gente vá tanto com representantes de organizações que constroem a campanha quanto dos comitês, estaduais, regionais, e faça esse grande momento em Brasília de entrega dos votos.”

 

A organização da campanha também informa que o sistema de votação online esteve muito lento ou fora do ar no domingo (7) devido ao grande número de acessos e sequências de ataques de hackers. Então, o prazo de votação pela internet foi prorrogado até a última segunda-feira (8).

 

As discussões pela reforma política abordam temas como o financiamento público de campanhas, mudanças no sistema eleitoral, maior participação social nas políticas públicas e o fortalecimento dos mecanismos de democracia direta.

 

 

Fonte: Radioagência BdF