28/06/2013 | Movimentos Sociais

Esclarecimento à comunidade Acampamento em Chapecó

Esclarecemos a toda a comunidade, que a partir do dia 27 de junho, estaremos ocupando a Praça Coronel Bertaso como forma de manifestarmos publicamente nossa revolta quanto ao alto custo de vida que o trabalhador tem nessa sociedade. Num primeiro momento principalmente na questão do transporte público, que apesar do nome, está nas mãos da iniciativa privada, gerando lucros gigantescos às poucas pessoas proprietárias das empresas.

Além de a passagem ser muito cara, mesmo com a recente redução de impostos (PIS e Cofins) que diminuíram em cerca de 7% o custo das empresas, o seu preço não baixou e a qualidade do serviço continua péssima. Só aumentaram os lucros dos patrões. Os ônibus são precários, os trabalhadores do setor têm baixos salários e exercem funções duplas. Há poucos horários de ônibus disponíveis o que acaba por gerar superlotação entre outros problemas que comprometem a mobilidade urbana.

A melhor ferramenta que temos para reverter esse cenário de exploração sobre estudantes e trabalhadores é a manifestação! Recentemente prefeitos de diversas cidades e capitais e grandes cidades pelo Brasil tiveram que recuar e ceder à pressão popular da sociedade reduzindo a tarifa da passagem de ônibus. Esse não é o começo de uma luta por melhorias no serviço público, que já tem uma longa história no nosso país. Mas, é uma importante retomada dos movimentos para acabar com os abusos das grandes empresas sobre a população.

Vamos construir uma agenda de atividades na praça e contamos com seu apoio e participação. O Brasil vive um momento importante de mobilização, um momento decisivo para ampliar a luta por direitos e novas conquistas.

"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem"
Rosa Luxemburgo