21/07/2015 | Notícias Base Privada

Primeira rodada de negociação do ACT 2015/2016 com ICASA foi realizada dia 20

Na segunda feira, 20 de julho, às 14 horas, na sede do Sindicarnes, em Florianópolis, aconteceu a primeira rodada de negociação referente aos trabalhadores do ICASA. A discussão em torno da pauta de reivindicações dos trabalhadores foi a ordem da reunião, que era de conhecimento do ICASA, portanto recebemos uma contra-proposta da mesma conforme segue:

1) Sobre o pedido de reajuste de 10% aprovado em assembleia: a proposta inicial do ICASA era 8%, mas sob argumentação de que a convenção coletiva já foi negociada em 9% e sendo esse o parâmetro para quaisquer negociação neste ano, chegou-se ao o consenso e o ICASA acabou concordando em repassar os 9% de reajuste salarial;

2) Outra cláusula negociada foi o piso normativo da categoria, pois os trabalhadores reivindicam reajuste maior, já que acham os atuais muito baixos. Nesse item houve um compromisso de o ICASA rever a receita e futuramente pensar em reajustá-lo, mas não imediatamente. Essa discussão ficará para o próximo ACT;

3) Mais uma cláusula tratada foi o valor do Vale-Alimentação. Os  trabalhadores reivindicaram vale de R$ 22 e, inicialmente, o intuito do ICASA era manter em R$ 20 atuais. Como nessa cláusula havia ainda outras pontos além do reajuste como o não desconto do vale nas férias e até 180 dias em caso de acidente de trabalho ou licença-doença, esse segundo ficou descartado, mas o ICASA prefere repassar o reajuste do vale para R$ 22 conforme o reivindicado. Sobre o não desconto durante as férias o ICASA irá verificar a questão financeira e dará retorno até o fim desta semana;

4) O Plano de Saúde foi reivindicado também para os dependentes: o ICASA dará uma resposta ainda nesta semana sobre a cláusula;

5) Plano de Carreira: o ICASA se propôs a fazer um estudo sobre o incentivo, e inclusive mostrou grande interesse em um instrumento que regre essas concessões.

Na avaliação do Sindaspi/SC houve avanços se comparada essa negociação às outras já realizadas.