16/07/2017 | Notícias Base Privada

Proposta do Icasa não contempla reivindicações dos trabalhadores para ACT

Em assembleia geral realizada nas diferentes regiões do Estado, a grande maioria dos trabalhadores no ICASA rejeitou a proposta patronal para o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018. A proposta foi enviada antes mesmo de os trabalhadores elaborarem a pauta de reivindicações e não contemplou os desejos da categoria, que quer um reajuste de 9% nos salários, vale alimentação de R$28, plano odontológico, a repasse em espécie do valor referente ao vale transporte caso o trabalhador faça essa opção  e um piso de R$ 1.500,00, além da manutenção de demais cláusulas já existentes no ACT anterior. A empresa ofereceu apenas 4,05%  de reajuste conforme INPC acumulado entre junho de 2016 e maio de 2017, e acréscimo de R$ 1,00  no vale alimentação.

No dia 28 de junho, o Sindaspi realizou assembleias em Lages, Joinville e Chapecó. Na Capital, a assembleia aconteceu dia 5 de julho e em Tubarão, a deliberação sobre a pauta aconteceu dia 12.

Assédio moral e descaso

Descaso da direção, más condições e assédio moral são problemas bastante apontados pelos trabalhadores que reclamam também de assédio moral nos locais de trabalho. Muitos trabalhadores estão há dez anos na empresa e não possuem nenhum tipo de incentivo ou reconhecimento disso por parte do Instituto.

O Sindaspi/SC já protocolou essa pauta ao ICASA no dia de ontem (13/07) e chama os trabalhadores a se organizarem junto ao Sindicato para que essa luta seja vitoriosa. Após a reunião com a direção do Instituto, uma nova assembleia estadual será convocada.