28/05/2021 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

A atuação do SindaspiSC na defesa de seus Associados(as)

A cláusula de Estabilidade presente nos Acordos Coletivos de Trabalho das empresas públicas da agricultura Epagri e Cidasc, assim como na Ceasa que teve a sua reinclusão depois de muita luta em audiências e rodadas de negociações, recentemente sofreu alterações.

Bandeira histórica de luta dos SindaspiSC, cabe relembrar que a origem desta cláusula se deu por proposição do próprio Governo no início dos anos dois mil para não haver perseguições políticas mediante troca de situação e oposição resultante das eleições. Na época, o movimento sindical muito bem organizado, só aceitou encaminhar essa estabilidade se ela estivesse formalizada no rol dos direitos previstos no ACT, o que chamamos hoje de Cláusula da Garantia de Emprego.

A cláusula de garantia de emprego prevê que as empresas só podem demitir por justa causa mas para isso precisa antes de uma sindicância para a apuração dos fatos. A redação atual da cláusula, obriga a participação do Sindicato nos Processos Administrativos Disciplinares somente nos que envolvem os Associados(as) à Entidade Sindical.

Infelizmente essa semana o SindaspiSC foi notificado de mais dois PAD's na Cidasc, nos quais o sindicato não irá participar em consonância com o descrito na referida cláusula e em assim sendo, a empresa vai escolher os membros da Comissão, independente do interesse do sindicato e dos sindicados.

Em tempos cada vez mais difíceis, o dia a dia ressalta ainda mais a importância da filiação sindical pra ter alguém legitimamente defendendo o seus interesses como Trabalhadores.

Trabalhador(a), Não fique SÓ, Fique SÓCIO!

Sindicato é cada um de nós!