Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


16/07/2013 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

BARREIRAS DA CIDASC: Sindaspi realiza reuniões em todo o Estado

O Sindaspi realizou mais um encontro com os barreiristas para discutir uma pauta única de reivindicações e pensar estratégias de mobilizações. O encontrou realizou-se em Lages, reunindo trabalhadores de região serrana. Assim como os que já aconteceram, uma série de dificuldades foi apontada por estes profissionais, que garantem ao estado, o Status de Zona Livre de Aftosa, sem vacinação.

Desde os salários mais baixos da Cidasc, dificuldades no transporte e falta de segurança são alguns dos problemas enfrentados diariamente. Na região serrana, também foi apontado o problema com o clima. Região conhecida pelas baixas temperaturas, os trabalhadores são obrigados a pagarem do próprio bolso a lenha para acenderem o fogão, única forma de se aquecerem de temperaturas que vão bem abaixo de zero.

 Enquanto o estado de Santa Catarina comemora a abertura de mais um importante mercado (iniciamos a exportação para o Japão), que promete aumentar em quase dois terços as exportações de carne suína, os trabalhadores discutem a sua condição de trabalho e os baixos salários que recebem em troca desse importante trabalho. Afinal, não fosse o empenho dos trabalhadores nas barreiras que garantem a manutenção do status de Zona Livre de Febre Aftosa sem vacinação, esses mercados não existiriam. "Os problemas são vários, porém, o baixo salário continua sendo o maior deles. Recebemos muito pouco, para trabalharmos em condições tão precárias" afirma um dos trabalhadores que participou da reunião, nesta segunda-feira, 15 de julho.  

            As reuniões iniciaram no mês de junho e se estenderão durante o mês de julho, em várias regiões do estado, com a finalidade de mobilizar os trabalhadores para o atendimento de uma pauta que unifique a categoria. A possibilidade de uma greve é grande, pois o descontentamento dos trabalhadores chegou ao limite. "Para nós, pior do que já está não tem como ficar, o que a gente ganha gasta tudo em alimentação e transporte" declarou um trabalhador.

 

Reunião com a SAP 

         O Sindaspi agendou uma reunião com a Secretaria da Agricultura, para o dia 12 de agosto, às 14 horas, onde apresentará o resultado destas reuniões e buscará melhorias para a categoria, não havendo negociação, serão encaminhadas as mobilizações em todas as barreiras.

 

Próximas reuniões 

           Já estão confirmadas reuniões em São Lourenço do Oeste, para o dia 17 de julho e dia 24 de julho, em São Miguel do Oeste. E estão sendo agendadas para Araranguá, Mafra e Garuva. Converse com os coordenadores do Sindaspi em sua região, ou através do imprensa@sindaspisc.org.br.