11/06/2013 | Notícias Base Pública Epagri e Cidasc

Postura firme do Sindaspi garante melhoria na contraproposta do Governo

Mesmo diante da postura intransigente do governo, que afirmou ainda em janeiro de 2013, que não haveria aumento para servidores públicos, desde o início da campanha deste ano, o Sindaspi defendeu clara e firmemente as demandas dos trabalhadores. Foram várias reuniões até conseguirmos pequenos avanços, dentre os quais a renovação de cláusulas importantes e o aumento de um real (R$ 1,00) no vale alimentação. Mesmo longe de atender nossa pauta, o governo usava esses avanços como moeda de troca pela garantia de emprego.

Novamente, os trabalhadores foram vítimas do terror da folha. Desta vez, o governo utilizou-se do presidente da Epagri, que tentou forçar os servidores a assinarem um acordo maléfico aos trabalhadores. Qual a sua intenção com essa atitude? Que tipo de compromisso esses dirigente tem com os funcionários? De que forma as empresas estão contribuindo na negociação? A favor ou contra os trabalhadores?

Diante da postura firme do sindicato em defesa dos trabalhadores, o secretário Airton Spyes, na tarde da última sexta-feira, contatou o Sindaspi informando que o CPF estaria disposto a ceder, possibilitando estender a garantia de emprego que encerraria em abril de 2014 para até abril de 2015, atendendo em parte ao pleito dos trabalhadores. Segundo Spyes, este seria o limite máximo onde o governo pode chegar e é a proposta oficial do governo, e não a repassada pelo presidente da Epagri. Pouco, diante das perdas que a categoria acumula e da elevada inflação sobre o preço dos alimentos no último ano.

Diante dessa nova contraproposta apresentada pelo governo, reuniremos nosso Conselho Deliberativo para avaliar e encaminhar os novos passos da campanha de negociação do ACT 2013/2014. Contamos com o apoio dos trabalhadores para buscar novos avanços na negociação.