16/03/2016 | Notícias Base Pública

Trabalhadores na Santur aprovam pauta de reivindicações

Os trabalhadores na Santur discutiram e aprovaram a pauta de reivindicações da campanha salarial 2016/17, apresentada pelo Sindaspi/SC em duas assembleias realizadas nesta terça-feira, 15 de março. Pela manhã, os coordenadores Arnoldo Ramos Candido e Norberto Cidade reuniram-se com os trabalhadores da Santur, em Balneário Camboriú e a tarde, em Florianópolis.

As cláusulas foram discutidas uma a uma e deliberou-se pela manutenção das cláusulas sociais e os índices a serem reivindicados nas cláusulas financeiras.

Principais Reivindicações:

REAJUSTE SALARIAL: 12% de aumento, a partir de 1º de maio de 2016.

VALE ALIMENTAÇÃO: 22 vales de R$ 36,00 (conforme o que já é pago aos trabalhadores da Casan). Também será reivindicado o pagamento de um 13º Vale no final do ano, além do Abono Natalino no valor de R$ 880,00.

REDUÇÃO JORNADA DE TRABALHO para 30 horas/semanal

VALE CULTURA: Conforme Lei 12.761 de 27 de dezembro de 2012, a empresa deverá implementar  o benefício vale-cultura para todos funcionários, através de cartão magnético no valor mensal de R$ 50,00. A empresa descontará 1% (um por cento) do valor do vale-cultura dos funcionários.

ASSISTÊNCIA SOCIAL/PSICOLOGICA: A empresa ampliará o serviço de assistência social e implantará o serviço de assistência psicológica, conforme o número de empregados e aposentados ou demanda desses serviços.  Também deverá aplicar um programa de preparação para a aposentadoria, com assistência social e psicológica aos funcionários que se encontram em período de pré-aposentadoria.

GRATIFICAÇÃO DE ANIVERSÁRIO NAS EMPRESAS: A empresa pagará a todos os seus empregados, a titulo de Gratificação de Aniversário na Empresa, o percentual de 30% (trinta por cento) do valor de sua remuneração, que é o padrão pedido em todas as empresas, no mês subsequente ao aniversário do empregado na empresa.  Atualmente, o valor pago é de 25%.

PLANO DE SAÚDE: coordenador Arnoldo verificará a possibilidade de incluir os trabalhadores da Santur no plano da Ascidasc.

Os trabalhadores da Santur também requereram a implantação do Regimento Interno e a apresentação do PCS (Plano de Cargos e Salários) num prazo de 120 dias.

A pauta de reivindicações será entregue na empresa na próxima semana.