Erro na Linha: #3 :: Use of undefined constant SEO_TITLE - assumed 'SEO_TITLE'
/home4/sindaspi/public_html/site/sindaspisc/header.inc.php
SEO_TITLE

BLOG SINDASPI-SC


15/06/2016 | Troféu Sindaspi de Fotografia

Troféu Sindaspi/SC de Fotografia traz o tema Vida no Campo

Em 2016, o Troféu Sindaspi/SC de Fotografia busca despertar o olhar para o tema “Vida no campo”, onde os participantes deverão mostrar através da imagem a sociedade rural familiar catarinense, resgatar e incentivar os valores do campo, suas belezas, tradições, hábitos, saberes e histórias, além de captar toda a plenitude existente pelo interior do estado e das cidades de Santa Catarina.

 

"Se o campo não planta, a cidade não janta". Uma frase meio obvia diriam alguns, mas se formos pensar no alimento em nossos pratos veremos muita complexidade nela. Sem o alimento não vivemos. E a agricultura familiar é responsável por mais de 80% da produção de alimentos em todo país. São eles que alimentam a família brasileira.

 

O pequeno agricultor ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro: mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%) são alguns grupos de alimentos com forte presença da agricultura familiar na produção.  O estado catarinense é formado em sua maioria por pequenas propriedades que produzem uma diversidade de produtos como: leite, carne, arroz, feijão, ovos, hortifrúti, batata, milho, amendoim, conservas e outros.

 

Com melhores condições de crédito e a ampliação de mercado por meio de programas como o de aquisição de alimentos, a agricultura familiar segue estruturada e com investimentos crescentes, principalmente na última década. Mas, para continuar avançando é preciso continuar investindo no fortalecimento da agroindústria familiar, no cooperativismo, na produção agroecológica, na assistência técnica e extensão rural, na ampliação do mercado institucional para a agricultura familiar, na equidade de gênero e no apoio à juventude rural, que são “o presente e o futuro da agricultura familiar”.

 

Apesar da importância da agricultura familiar para o país, as políticas públicas adotadas ainda privilegiam os latifundiários. Como exemplo, cita-se o plano de safra 2011/2012, em que R$ 107 bilhões foram destinados à agricultura empresarial enquanto que apenas R$ 16 bilhões foram destinados aos produtores familiares. Apesar disso, a agricultura familiar gera, em média, 38% da receita dos estabelecimentos agropecuários do país e emprega aproximadamente 74% dos trabalhadores agropecuários do país.

 

Para se inscrever no Troféu Sindaspi/SC, o candidato deverá apresentar até duas fotografias sobre o tema: Vida no Campo, podendo captar tudo aquilo que se referem às questões da agricultura, da agroecologia, das formas de preservação do meio ambiente, natureza e tudo que envolve o campo.  Solte sua criatividade, aproveite as delícias da vida no campo e participe!!!

 

* O prazo de inscrição e envio das fotos será entre os dias 15 de junho a 15 de setembro de 2016 e o regulamento está disponível no site do Sindaspi/SC www.sindaspisc.org.br  e mais informações através do e-mail acom@sindaspisc.org.br


REGULAMENTO

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindaspi/SC - Jornalista Cristiane Mohr

Fonte de Dados: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)